sábado, 20 de agosto de 2011

Grupo de pesquisa visita índios Xokó em Sergipe

Membros do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Movimentos Sociais da Faculdade de Serviço Social da Ufal, visitaram a Aldeia de São Pedro, em Porto de Folha – SE, nos dias 13 e 14 de dezembro, onde vive o povo Xokó. A etnia completa em 2009, 30 anos da retomada das suas terras. 
Participaram do reconhecimento da aldeia, o professor José Nascimento, a assistente social Natália Alves, e os alunos de Ciências Sociais Thiago Alencar e História, Marta Ferreira. Na ocasião, houve uma reunião com alguns jovens indígenas, sobre as potencialidades, necessidades e anseios da juventude do povo Xokó. Após o evento os jovens assistiram ao filme “A Missão”, que trata sobre a situação dos povos indígenas na época da invasão do Brasil.
No domingo, 14 de dezembro, o grupo participou de outra reunião com as lideranças Xokó, contando com a participação do Cacique Lucimário; do Pajé Raimundo; do presidente da comissão de saúde da Aldeia Uiran; do Ex-Cacique Heleno; da diretora da escola professora  Nadja; além de outras lideranças. Foram apresentados elementos muito ricos da história e da vida do Povo Xokó, e discutiram uma proposta de realização de uma etnopesquisa da equipe visitante, sendo aprovada pelos participantes, com início a partir de fevereiro de 2009.  
Segundo o grupo, a etnopesquisa visa o conhecimento e a intervenção na realidade do povo Xokó, objetivando a melhoria das suas condições de vida e o apoio aos índios que já concluíram o Ensino Médio e desejam ingressar na Ufal. O encontro foi encerrado com orações católicas e indígenas, além da dança do toré por parte dos Xokó.
Responsáveis: professor José Nascimento, (jnfranca_@hotmail.com); acadêmico Thiago Alencar, (thiagorodrigoaa@hotmail.com)
Fotos: Thiago Alencar
fonte: http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2008/12/grupo-de-pesquisa-visita-indios-xoko-em-sergipe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário